A história do Colégio Estadual Pilar de Goiás,começa por volta de 1963,com a construção de um de seus pavilhões funcionando sob a jurisdição do município.
Em 1973,a escola passou para a jurisdição do Estado,com o nome de Escola Estadual de Pilar de Goiás(lei de Criação n° 8.408/78).Uma década depois,no ano de 1983 foi implantado o Ginásio Estadual.
O segundo grau foi implantado em 1986,com o Curso de Magistério,quando seu nome passou de Escola Estadual de Pilar de Goiás para Colégio Estadual Pilar de Goiás.
O Colégio Estadual Pilar de Goiás,está localizado à Avenida Principal n° 449 Centro Pilar de Goiás-Go.,tem a Lei de Criação n° 8.408/78 e Resolução de Renovação n° 520/2009 e é mantido pelo Poder Público Estadual e administrado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás nos termos da Legislação em vigor.
Com uma estrutura física composta de sete salas de aula,uma biblioteca,um laboratório de informática,uma sala de métodos e recursos e outras dependências dirstribuidas em dois pavilhões,o estabelecimento oferece os seguintes níveis de ensino:
>Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino;
>Ensino médio Regular, nos turnos vespertino e noturno;
>EJA - Educação de Jovens e Adultos ( Fundamental e Médio), no turno noturno.
A Unidade escolar conta com cerca de 450 alunos e ministra uma educação baseada em princípios como:
>O preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania e para o trabalho;compreensão da cultura,dos conhecimentos tecnológicos,humanistas,culturais e religiosos;
>A produção e a difusão do saber e do conhecimento;
>Observância do currículo pleno e das diretrizes curriculares,entre outros.
O atual Grupo Gestor é composto assim:
>Diretora: Nívia Maria de Castilho Pimentel;
>Vice Diretora : Kênia da Silva Fernandes;
>Secretária Geral : Sheila Formiga Landim de Oliveira.
Na atualidade o Grupo Gestor conta com a colaboração de um corpo docente composto de cerca de 23 professores e com um corpo discente composto de cerca de 25 servidores.
O maior triunfo do Colégio Estadual Pilar de Goiás é o de ser responsável pela formação básica da maioria dos educadores que nele trabalham,e de vários profissionais e personalidades da região.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

JOGOS ESCOLARES 2010

XVII Torneio Intercalasse de o Colégio Estadual Pilar de Goiás



Este projeto XVII Torneio Interclasse visou propiciar aos alunos de o Colégio Estadual Pilar de Goiás participar da prática esportiva como meio educacional procurando estimular a participação de todos os alunos nas atividades propostas, para que eles percebecem em cada uma delas, os benefícios e as possibilidades de utilização do esporte como instrumentos de comunicação, expressão de sentimentos, lazer e de conscientização para uma melhor qualidade de vida.
O XVII Torneio Interclasse propôs contribuir para o fortalecimento do caráter dos educandos, despertando-os, para a sociabilidade e o espírito de equipe, respeito pelas regras e pelos companheiros e questionamentos do que o esporte enquanto cultura corporal deverá ser aprendida, sobre a ótica de uma dimensão significativa de sua realidade social .
O XVII Torneio Interclasse de o Colégio Estadual Pilar de Goiás foi realizado nos dias 19,20 e 21 de maio de 2010 e contou com a participação quase maciça dos nossos alunos e tiveram em cada modalidade, categoria e naipe os seguintes vencedores:
* Futsal Mirim masculino : 4º ano U
* Futsal Infantil masculino : 7º ano U
* Futsal Aberto Masculino : 1º ano B
* Handebol Aberto Feminino : Equipe C ( séries mistas)
*Queimada Infantil Feminina : 6º ano A
*Queimada Aberta Feminina : Equipe A ( séries mistas)

Após os resultados finais dos jogos podemos concluir e afirmar que todos os participantes saíram vencedores.

Veja algumas fotos dos jogos.

6 comentários:

APARECIDO BERCHO BISPO disse...

O que pôde ser visto nos jogos escolares?

Entre outras coisas eu vi:

Eu vi uma minoria que não participaram, mas vi também uma grande maioria participando com entusiasmo.
Eu vi crianças com dificuldade de aprendizagem escolar dando instruções e traçando estratégias para ganhar seus jogos.
Eu vi pessoas que apresentam dificuldade de relacionamento no cotidiano se interagindo perfeitamente com a sua equipe e até mesmo com as equipes adversárias.
Eu vi pessoas briguentas na vida diária dando a mão para levantar o seu adversário após uma falta cometida.
Eu vi a gratidão muito grande dos alunos para com os organizadores do evento.
Eu vi o esporte reunindo e envolvendo num mesmo sentimento de felicidade e de realização, pessoas das mais diferentes idades.
Eu vi a superação de muitas pessoas para participarem dos jogos pela primeira vez.
Eu vi pessoas torcendo sozinhas, mas vi também pessoas se organizando e se agrupando para torcerem juntas.
Eu vi o sorriso no rosto daqueles que ganharam seus jogos, mas vi também o sorriso no rosto daqueles que estavam felizes só por participarem dos jogos.
Eu vi que, para que haja uma boa aprendizagem é preciso que o aluno se envolva no processo que está sendo proposto e sendo assim o esporte deve ser visto como mecanismo fundamental em qualquer processo de ensino-aprendizagem.

E você o que viu?

sheila formiga disse...

Eu vi superação, garra, compromisso, alegria...
Vi também tristeza e ira , mas vi o momento da aceitação...O ser humano é capaz de superar seus próprios limites e o dos outros.
Parabéns aos participantes...

Inclusão Escolar/Gilda disse...

Eu vi tudo isso que vc viu e digo mais, são pessoas como vc e os demais participantes que faz "valer" os resultados obtidos..

Parabéns professor Aparecido e toda equipe participante.

Anônimo disse...

eu vi fotoos. =D

Anônimo disse...

eu vi fotoos. =D

Jordhanna.. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Quem sou eu

Minha foto
Pilar de Goiás, GO, Brazil
Uma escola que trabalha com metodologias diferenciadas e que proporciona aos alunos oportunidades de acesso aos bens culturais, à formação da cidadania, a conquista da igualdade humana e o respeito para com o seu próximo.